Condenado a três anos de prisão por maus tratos aos pais idosos

Acórdão. É uma pena exemplar e rara a que um tribunal de Lisboa deu a um homem de 41 anos, por violência doméstica agravada sobre os pais. Agressões contra idosos têm aumentado.

Divorciado, com problemas de consumo excessivo de álcool, um homem de 41 anos foi condenado a uma pena exemplar de três anos de prisão efetiva por um crime que tem vindo a aumentar em todo o país: violência doméstica agravada contra os pais idosos. O Ministério Público tinha pedido, por exigências de prevenção especial, duas penas parcelares de dois anos e seis meses de prisão, que, em cúmulo, foram transformadas em três anos de cadeia pelo tribunal.

O agressor vivia em casa dos pais, em Lisboa, há 11 anos e dependia deles financeiramente. Isso não o impedia de maltratar com agressões físicas e psicológicas o pai de 73 anos e a mãe de 70, segundo o acórdão da secção local criminal de Lisboa, proferido a 30 de junho

Um comportamento que tem sido replicado na sociedade portuguesa. O crime de violência contra idosos cresceu de 774 casos denunciados em 2013 para 852 em 2014, revelam dados da APAV, que não espelharão a realidade por completo, como reconheceu a associação em março, visto que haverá muita vergonha e medo a impedir mais denúncias.

Exemplos como estes deveriam repetir-se ao longo do País

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem