Evitar acidentes com idosos pode estar à distância de um telemóvel


fonte: jornaldenegocios.pt

por: João Carlos Malta


A queda de um idoso pode resultar em consequências graves, como a fractura de uma perna ou de um joelho. No pior dos cenários, na morte da vítima por falta de ajuda.

A queda de um idoso pode resultar em consequências graves, como a fractura de uma perna ou de um joelho. No pior dos cenários, na morte da vítima por falta de ajuda. Para diminuir a gravidade dos acidentes, um grupo de investigadores do centro de Investigação Fraunhofer Portugal, sediado na Universidade do Porto, está a testar um "software" que permite detectar quedas através do telemóvel.

Quando tal sucede, é enviado um SMS ou "email" para um familiar, para que a ajuda chegue a tempo de evitar a tragédia. Há dois anos em desenvolvimento, o projecto "Mover" está a cargo de cinco investigadores e, até 2012, a tecnologia deverá estar pronta para chegar ao mercado.

"Estamos a desenvolver um produto para 'smartphones' que tem um sistema operativo que se chama 'android'", disse ao Negócios o director do primeiro centro da Fraunhofer fora da Alemanha, Dirk Elias.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem