Especialistas elaboraram uma lista de verificação de 12 etapas que dizem que as pessoas podem usar para reduzir o risco de desenvolver demência.
O professor Jonathan Schott, diretor médico da Alzheimer’s Research UK, disse que apenas 30% das pessoas sabem que há algo que podem fazer para reduzir individualmente os riscos.
“Existem algumas pessoas que são (geneticamente) destinadas a desenvolver demência, mas sabemos agora que até 40% do risco mundial de demência é potencialmente modificável”, disse ele.
As etapas para manter uma boa saúde do cérebro incluem cuidar da audição, envolver-se em desafios diários para manter o cérebro ativo, socializar, manter a forma e comer uma dieta saudável.
A pesquisa com 2.200 adultos do Reino Unido descobriu que 35% das pessoas disseram ter preocupações com sua audição, mas mais da metade delas (59%) relataram que não fizeram nada a respeito.
Estudos anteriores descobriram que pessoas com perda auditiva tinham um risco menor de comprometimento cognitivo leve em comparação com pessoas que não lidam com seus problemas auditivos.
Além disso, a pesquisa também descobriu que apenas 31% dos adultos disseram ter pelo menos sete horas de sono de qualidade por noite.
Pouco mais de um quarto (27 por cento) disse que faz atividades para desafiar seu cérebro todos os dias e apenas 30 por cento disseram que atendem às diretrizes de atividade física a cada semana.
No entanto, a maioria dos inquiridos disse que fala ou se encontra com amigos, família ou colegas várias vezes por semana e a maioria disse que tinha verificado recentemente a pressão arterial.
Pessoas de qualquer idade são incentivadas a usar a nova ferramenta Think Brain Health Check-In, embora ela seja voltada principalmente para pessoas na faixa dos 40 e 50 anos.
A ferramenta é baseada em uma lista de verificação de 12 etapas, cujo conteúdo está listado abaixo:
- Ter pelo menos sete horas de sono por noite
- Cuidar do bem-estar mental
- Manter-se socialmente ativo
- Cuidar da sua audição
- Comer uma dieta equilibrada
- Manter-se fisicamente ativo
- Parar de fumar
- Beber com responsabilidade
- Manter um nível saudável de colesterol
- Mantendo a pressão arterial saudável
- Gerir a diabetes da melhor maneira possível