MS quer evitar ida de idosos de lares às urgências por causa do frio

fonte: Público

O objectivo é que os Agrupamentos de Centros de Saúde façam junto dos lares de idosos um levantamento sobre o tipo de cuidados de saúde que prestam, como a regularidade das visitas dos médicos, os cuidados de enfermagem disponíveis ou as taxas de vacinação da gripe nas instituições.A maior parte das idas às urgências nesta época acontece por complicações da gripe de idosos. 

Os idosos que estão a viver em lares são um dos grupos que mais acorrem às urgências hospitalares na época do frio. O ministro da Saúde, Paulo Macedo, que esta semana fez uma ronda por alguns hospitais para saber se estão preparados para o Inverno, defendeu que é preciso que os centros de saúde conheçam o tipo de assistência médica e de enfermagem que os lares oferecem. 

A ideia é que os Agrupamentos de Centros de Saúde façam junto dos lares de idosos um levantamento sobre o tipo de cuidados que efectivamente prestam, nomeadamente através de visitas às unidades. Por exemplo, sabendo a regularidade das visitas dos médicos, os cuidados de enfermagem disponíveis, as taxas de vacinação da gripe nas instituições. 

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem