Apenas metade dos idosos aproveitaram vacinas gratuitas da gripe

Fonte: Público
Editado por Andrea Cunha Freitas

Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) estima que 49,9% dos portugueses com 65 anos ou mais receberam vacinação antigripal sazonal na época 2013-2014. Direcção-Geral de Saúde esperava mais de 60%

O relatório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), divulgado esta terça-feira, aponta para uma estimativa de 49,9% de cobertura vacinal da gripe sazonal entre os idosos portugueses na última época de 2013-2014. Os valores INSA confirmam um aumento face às épocas anteriores, mas ficam abaixo das expectativas da Direcção-Geral de Saúde (DGS) que pretendia atingir uma taxa de 60%. Na população em geral e nos doentes crónicos a adesão à vacina manteve-se muito próxima dos valores registados nos anos anteriores.

A seguir aos idosos, foram os doentes crónicos quem mais tomaram vacinas contra a gripe (32,8%) e, mais uma vez, a estimativa aproxima-se da época passada (28%). No relatório do INSA pode ler-se que “as estimativas revelam um acréscimo, estatisticamente não significativo, quando comparadas com as estimativas obtidas na época anterior (2012-2013)”.

A vacinação foi efectuada principalmente durante o mês de Outubro (61,1%) em Centros de Saúde (55,7%) e em farmácias (24,3%) e foi recomendada maioritariamente pelo médico de família ou médico assistente (em 75% dos casos) e apenas em 13,8% dos casos foi por iniciativa própria.

O estudo estima que 27,9% da população portuguesa tencione tomar vacinas contra a gripe na próxima época. A estimativa sobe no caso dos idosos para 53,5%. A DGS recomenda anualmente a vacinação antigripal de grupos com risco mais elevado de desenvolvimento de complicações associadas à gripe (idosos, grávidas grávidas com mais de 12 semanas de gestação, doentes crónicos e profissionais de saúde).

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem