Testamento vital 'para todos' a partir de agora

A partir de agora qualquer cidadão já pode deixar por escrito o seu testamento vital no centro de saúde, de forma gratuita.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) já permite aos portugueses deixar escritas as suas preferências em casos de urgência, cirurgia, doença incurável ou em estados vegetativos ou terminais.

O Registo Nacional do Testamento Vital (RENTEV) permite aos médicos terem acesso à vontade dos doentes caso estes estejam impossibilitados de a manifestar de forma consciente e autónoma.

Para que toda a gente tenha acesso a esta possibilidade, vai estar disponível em todas as sedes de agrupamento de centros de saúde e de unidades locais de saúde um balcão para o registo do Rentev. Os funcionários presentes nestes balcões estão preparados para esclarecer e receber as declarações dos utentes.

Este testamento pode ser efetuado gratuitamente por qualquer cidadão residente em Portugal, maior de idade, sem anomalia psíquica e capaz de dar o seu consentimento consciente, livre e esclarecido.

A SPMS disponibiliza os locais onde estarão em funcionamento, a partir de 1 de julho, os balcões RENTEV.




Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem