Dia Mundial do AVC - "Porque eu importo-me...”

fonte: Portal da Saúde

A World Stroke Organization (Organização Mundial do AVC) promove o Dia Mundial do AVC (acidente vascular cerebral) a 29 de outubro. Em 2013, o lema geral da campanha mantém-se "1 em 6", expressão que alerta para o facto de que uma em cada seis pessoas poderá vir a sofrer um acidente vascular cerebral ao longo da sua vida.

Sob o slogan "Porque eu importo-me...” (Because I Care), a campanha enfatiza a importância do cuidado pós AVC, da família, dos cuidadores e das associações de suporte aos pacientes. 

De acordo com a World Stroke Organization, o AVC mata alguém, independentemente da idade ou do género, em algum lugar, a cada 6 segundos. Como tal, a organização designou a campanha “Um em cada seis”, com o objetivo de colocar a luta contra o AVC no topo das prioridades da agenda global de saúde.

A campanha celebra não apenas o facto de o AVC poder ser prevenido, mas também o facto de os sobreviventes poderem recuperar totalmente e recuperar qualidade de vida, desde que disfrutem, no longo prazo, dos cuidados adequados.




Porque eu importo-me...
  • Quero que conheça os factos sobre o AVC
  • Quero que aprenda como prevenir o AVC
  • Vou trabalhar para eliminar os mitos sobre o AVC
  • Quero que tenha acesso ao melhor tratamento possível
  • Vou garantir que tenha acesso a tratamento, cuidados e apoio de qualidade
  • Estarei consigo a cada passo do caminho para a sua total recuperação

1 em 6” é o tema da Campanha Mundial de AVC desde 2010. Em 2012 foi lançado o slogan "AVC... porque eu importo-me", que continua em 2013.  

Com a campanha, são lançados seis desafios:
  1. Conheça os seus fatores de risco pessoais: hipertensão arterial, diabetes e colesterol elevado
  2. Seja fisicamente ativo e faça exercício regularmente
  3. Evite a obesidade através de uma dieta saudável
  4. Limite o consumo de álcool
  5. Evite o consumo de tabaco. Caso fume, procure apoio já
  6. Aprenda a reconhecer os primeiros sintomas de AVC e o que fazer

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem