Portugueses subscrevem seguro de saúde para complementar sistema público

fonte: Basef - Marktest

O estudo Basef Seguros da Marktest mostra que, entre os possuidores de seguro de saúde, o complemento do sistema de saúde público é a razão mais apontada para esta subscrição.

Os resultados globais de 2010 do Basef Seguros contabilizam 1 639 mil residentes no Continente com 15 e mais anos que possuem ou beneficiam de seguro de saúde, um valor que corresponde a 19.7% do universo em estudo.

Na análise da penetração de seguro de saúde por targets, vemos diferenciações importantes em todas as variáveis, sendo ao nível da classe social e da ocupação que elas são mais significativas.

Os quadros médios e superiores distanciam-se do valor médio, sendo junto destes que observamos maior penetração do produto, pois 44.7% destes indivíduos possui ou beneficia de seguro de saúde. Da mesma forma, os indivíduos das classes sociais alta e média alta também registam valores superiores à média, com 38.7%. Os empregados do comércio, serviços e administrativos (35.4%), os técnicos especializados e pequenos proprietários (32.2%) ou os jovens dos 25 aos 34 anos também apresentam penetração deste produto superior à média (29.0%).


Quando questionados sobre os motivos de subscrição deste produto, observa-se uma mudança ao longo dos últimos anos, sendo hoje mais frequentes as respostas que indicam o complemento do sistema de saúde público ou a melhoria das condições de assistência como factor de decisão, motivo apresentado por um quarto dos possuidores deste seguro.

Motivos como precaver o futuro/razões segurança foram os que mais peso perderam nos últimos anos. Este motivo, que em 2005 era apontado por 31.1% dos possuidores de seguro de saúde é agora referido por 18.4% deles.

O terceiro motivo mais frequente prende-se com as escolhas da empresa do próprio ou do cônjuge, motivo referido por 19.6% dos possuidores deste seguro.

Esta análise foi realizada com base nos resultados de 2010 do estudo Basef Seguros da Marktest.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem