Unidade de Cuidados na Comunidade em funcionamento


Já está em funcionamento a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Nisa, uma unidade funcional do Centro de Saúde que visa prestar “apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário, essencialmente a pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis em situação de maior risco ou dependência física e funcional ou doença”. Com uma equipa multidisciplinar composta por 15 profissionais, a UCC de Nisa foi inaugurada a 8 de Fevereiro e a sua área de intervenção abrange todo o concelho.

As Unidades de Cuidados na Comunidade foram criadas no âmbito da reorganização dos Cuidados de Saúde Primários, sendo concebidas como unidades funcionais dos Centros de Saúde ou Agrupamentos de Centro de Saúde que asseguram respostas integradas, articuladas, diferenciadas e de grande proximidade às necessidades de cuidados de saúde e sociais.

De acordo com o enfermeiro Parreira Dinis, que coordena a UCC de Nisa, o principal objectivo é prestar “cuidados de saúde de apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário, essencialmente a pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência física e funcional ou doença, que requeira acompanhamento próximo e actua na educação para a saúde, na integração em redes de apoio à família e na implementação de unidades móveis de intervenção”.

Para tal, a UCC de Nisa conta com uma equipa multidisciplinar constituída por 15 profissionais na área da saúde, concretamente cinco enfermeiros, três assistentes operacionais (entre os quais um motorista da Unidade Móvel), uma psicóloga clínica, um médico de Medicina Familiar, uma fisioterapeuta, uma técnica do Serviço Oral, um dietista, um higienista oral e uma assistente técnica.


QUATRO ÁREAS DE INTERVENÇÃO

A carteira de serviços da UCC de Nisa tem nas suas linhas de acção quatro áreas principais de intervenção.

Uma dessas áreas visa a actuação em parceria, ao nível da saúde, em projectos de intervenção comunitária a pessoas e famílias de maior vulnerabilidade e risco, como a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, a Equipa de Intervenção Precoce ou junto dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção.

Por outro lado, procura implementar Programas de Saúde Escolar, estando a ser equacionada com o Agrupamento de Escolas de Nisa a criação de sessões de esclarecimento semanais junto da população escolar.

No âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, a UCC de Nisa implementa ainda Equipas de Cuidados Continuados Integrados, centradas na intervenção domiciliária a pessoas dependentes e respectivas famílias ou cuidadores. Estas equipas multidisciplinares vão inicialmente prestar apoio domiciliário a oito doentes acamados, estando previsto o alargamento a mais utentes à medida que a UCC se implementa no terreno, esclareceu o enfermeiro Parreira Dinis.

Por fim, cabe ainda à UCC de Nisa a manutenção das visitas domiciliárias tradicionais, dirigidas à população que precisa de tratamentos e curativos e não se pode deslocar ao Centro de Saúde ou respectivas extensões.

Localizada no primeiro piso do Centro de Saúde de Nisa, a UCC funciona entre as 8h e as 20h nos dias úteis e das 9h às 17h nos fins-de-semana. A referenciação dos utentes que podem beneficiar dos seus serviços será feita preferencialmente pelos diversos profissionais de saúde, mas qualquer pessoa (familiar, cuidador ou amigo) pode dirigir-se ao Centro de Saúde e dar conhecimento ou pedir o seu apoio.

A UCC de Nisa foi inaugurada no dia 8 de Fevereiro, numa cerimónia que validou o plano de acção e em que foi assinada a carta de compromisso assistencial, contando com a presença de diversas entidades, nomeadamente, a presidente do Conselho Directivo da Administração de Saúde do Alentejo, Rosa de Matos, o presidente da administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), António Guerreiro, e a presidente da Câmara Municipal de Nisa, Gabriela Tsukamoto.

Para além de Nisa, entre 7 e 8 de Fevereiro foram inauguradas no distrito de Portalegre outras seis UCC, completando assim a cobertura destas unidades ao nível da ULSNA.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem