Passageiros de Mobilidade Reduzida PMR
O Regulamento (CE) n.º 1107/2006, de 5 de Julho, relativo aos direitos das pessoas com deficiência e das pessoas com mobilidade reduzida no transporte aéreo entrou totalmente em vigor no dia 26 de Julho de 2008 nos Estados da União Europeia, na Noruega e na Islândia. Este Regulamento é igualmente aplicado pela Confederação Suíça.
O Regulamento (CE) n.º 1107/2006, de 5 de Julho, relativo aos direitos das pessoas com deficiência e das pessoas com mobilidade reduzida no transporte aéreo entrou totalmente em vigor no dia 26 de Julho de 2008 nos Estados da União Europeia, na Noruega e na Islândia. Este Regulamento é igualmente aplicado pela Confederação Suíça.
Pré-notificação
A pré-notificação das necessidades específicas de assistência dos passageiros PMR deverá ser efectuada na altura da reserva da viagem ou, o mais tardar, até 48 horas antes da viagem, para que esta assistência possa ser adaptada, na medida do possível.
A pré-notificação das necessidades específicas de assistência dos passageiros PMR deverá ser efectuada na altura da reserva da viagem ou, o mais tardar, até 48 horas antes da viagem, para que esta assistência possa ser adaptada, na medida do possível.
Os direitos
As transportadoras aéreas, os seus agentes ou os operadores turísticos não se poderão recusar a aceitar uma reserva ou a embarcar um passageiro PMR que tiver um bilhete e uma reserva válidos, com fundamento na deficiência ou mobilidade reduzida, excepto por motivos de segurança.
A recusa de embarque, para respeitar prescrições de segurança ou no caso da dimensão da aeronave ou das suas portas tornarem fisicamente impossível o embarque ou o transporte dos passageiros PMR, deverá ser justificada, por escrito, no prazo de 5 dias a contar da formulação do pedido.
As transportadoras aéreas, os seus agentes ou os operadores turísticos podem exigir que uma pessoa com deficiência e com mobilidade reduzida se faça acompanhar por outra pessoa capaz de lhes prestar a necessária assistência.
As transportadoras aéreas, os seus agentes ou os operadores turísticos não se poderão recusar a aceitar uma reserva ou a embarcar um passageiro PMR que tiver um bilhete e uma reserva válidos, com fundamento na deficiência ou mobilidade reduzida, excepto por motivos de segurança.
A recusa de embarque, para respeitar prescrições de segurança ou no caso da dimensão da aeronave ou das suas portas tornarem fisicamente impossível o embarque ou o transporte dos passageiros PMR, deverá ser justificada, por escrito, no prazo de 5 dias a contar da formulação do pedido.
As transportadoras aéreas, os seus agentes ou os operadores turísticos podem exigir que uma pessoa com deficiência e com mobilidade reduzida se faça acompanhar por outra pessoa capaz de lhes prestar a necessária assistência.
O passageiro com deficiência ou com mobilidade reduzida
a quem tenha sido recusado o embarque com fundamento na sua deficiência
ou mobilidade reduzida tem direito ao reembolso ou reencaminhamento tal
como previsto no Artigo 8º do Regulamento (CE) n.º 261/04.
Reservas
Ao fazer a reserva é importante saber se consegue caminhar de forma autónoma uma certa distância, se pode subir escadas ou se está totalmente impossibilitado de caminhar.
Pode levar consigo gratuitamente a sua própria cadeira de rodas mas informe que tipo de baterias usa na sua cadeira de rodas: baterias de gel, baterias secas ou baterias de electrólito líquido.
Os terminais das baterias têm de ser cobertos com fita eléctrica isoladora ou tampas de plástico de modo a evitar possíveis curto-circuitos. Além disso, o passageiro ou o acompanhante terão de assegurar e desligar as baterias de electrólito líquido antes embarcar.
Ao fazer a reserva é importante saber se consegue caminhar de forma autónoma uma certa distância, se pode subir escadas ou se está totalmente impossibilitado de caminhar.
Pode levar consigo gratuitamente a sua própria cadeira de rodas mas informe que tipo de baterias usa na sua cadeira de rodas: baterias de gel, baterias secas ou baterias de electrólito líquido.
Os terminais das baterias têm de ser cobertos com fita eléctrica isoladora ou tampas de plástico de modo a evitar possíveis curto-circuitos. Além disso, o passageiro ou o acompanhante terão de assegurar e desligar as baterias de electrólito líquido antes embarcar.
Check-in
Deverá realizar o check-in de forma atempada 2,5 horas ou 3 horas antes da partida
As cadeiras de rodas não dobráveis, assim como outros dispositivos de mobilidade são aceites como bagagem despachada ( bagagem registada )
Cadeira de Rodas Operadas por Bateria têm vários requisitos por motivos de segurança porque o tamanho de algumas das portas do compartimento de carga não permitem ser carregadas, acondicionadas, fixadas e descarregadas em posição vertical. A bateria é uma mercadoria perigosa e deverá ter colocada uma etiqueta da classe 8, assim como uma etiqueta de posição obrigatória (setas verticais)
Sempre que se verifique a aceitação de uma cadeira de rodas o Load Control deve ser informado do tipo de baterias
Atribuição de lugar a bordo
De acordo com as normas de segurança, não é possível atribuir um lugar junto à saída de emergência
Deverá realizar o check-in de forma atempada 2,5 horas ou 3 horas antes da partida
As cadeiras de rodas não dobráveis, assim como outros dispositivos de mobilidade são aceites como bagagem despachada ( bagagem registada )
Cadeira de Rodas Operadas por Bateria têm vários requisitos por motivos de segurança porque o tamanho de algumas das portas do compartimento de carga não permitem ser carregadas, acondicionadas, fixadas e descarregadas em posição vertical. A bateria é uma mercadoria perigosa e deverá ter colocada uma etiqueta da classe 8, assim como uma etiqueta de posição obrigatória (setas verticais)
Sempre que se verifique a aceitação de uma cadeira de rodas o Load Control deve ser informado do tipo de baterias
Atribuição de lugar a bordo
De acordo com as normas de segurança, não é possível atribuir um lugar junto à saída de emergência
Motos eléctricas de três rodas
As motos eléctricas de três rodas, também denominadas «scooter». Em cada voo há lugar para uma única moto eléctrica. O seu transporte é gratuito. A sua altura não pode ser superior a 86 cm. Deve preparar a sua própria moto eléctrica.
O balcão do check-in não dispõe de ferramentas ou outros meios para desmontar baterias. O transporte de uma cadeira de rodas eléctrica com bateria só pode ser aceite se cumprir as condições do transporte de baterias.
As motos eléctricas de três rodas, também denominadas «scooter». Em cada voo há lugar para uma única moto eléctrica. O seu transporte é gratuito. A sua altura não pode ser superior a 86 cm. Deve preparar a sua própria moto eléctrica.
O balcão do check-in não dispõe de ferramentas ou outros meios para desmontar baterias. O transporte de uma cadeira de rodas eléctrica com bateria só pode ser aceite se cumprir as condições do transporte de baterias.
Assistência no carregamento e descarregamento
Placa
Assistência carregamento/descarregamento
Uma cadeira de rodas transportada como bagagem registada deve ser carregada no porão em último lugar par que possa ser descarregada logo após a chegada. O OAE deve manusear a cadeira com o máximo cuidado.
A cadeira deverá ser carregada na posição vertical e amarrada.
A bateria tratada como HEA e WET,o chão do porão protegido com plástico e material absorvente e sempre amarrada
TTAE e assistência ao voo
O TTAE de assistência ao voo deverá inspeccionar a cadeira de rodas, no seu estado geral, bateria e rodas/pneus. As rodas/pneus não podem ter qualquer desgaste, se tal se verificar terá que ser diminuída a pressão para que durante o voo o pneu não rebente. Qualquer anomalia deverá ser sempre reportada em relatório check list
É da responsabilidade do TTAE informar de imediato o comandante ao voo/técnico de manutenção se detectar algum derrame quer à chegada quer à partida.
As baterias líquidas não estanques devem ser consideradas RCM (DG ), este código e a localização de carregamento da cadeira de rodas deve constar na Loadsheet/loadmessage e no NOTOC
Chegadas
A cadeira de rodas será entregue através da bagagem fora de formato ou directamente ao passageiro
Como Reclamar
Procedimentos
Qualquer reclamação deverá ser dirigida, em primeiro lugar e conforme a ocorrência, à entidade gestora do aeroporto ou à transportadora aérea operadora do voo em questão.
Se não obtiver resposta ou se esta não for satisfatória, poderá apresentar a reclamação ao INAC, I.P..
Para a correcta avaliação do cumprimento destas disposições, o INAC, I.P. tem que ter conhecimento das alegações das partes envolvidas, isto é, do passageiro e da transportadora aérea operadora do voo em questão.
As reclamações poderão ser apresentadas ao INAC, I.P. através de:
e-mail: dre.pdc@inac.pt
fax: + 21 842 3582
correio: Edifício 4, Rua B, Aeroporto de Lisboa, 1749-034 LISBOA
Procedimentos
Qualquer reclamação deverá ser dirigida, em primeiro lugar e conforme a ocorrência, à entidade gestora do aeroporto ou à transportadora aérea operadora do voo em questão.
Se não obtiver resposta ou se esta não for satisfatória, poderá apresentar a reclamação ao INAC, I.P..
Para a correcta avaliação do cumprimento destas disposições, o INAC, I.P. tem que ter conhecimento das alegações das partes envolvidas, isto é, do passageiro e da transportadora aérea operadora do voo em questão.
As reclamações poderão ser apresentadas ao INAC, I.P. através de:
e-mail: dre.pdc@inac.pt
fax: + 21 842 3582
correio: Edifício 4, Rua B, Aeroporto de Lisboa, 1749-034 LISBOA
fonte: TRANSAVIA
Viajar com cadeira de rodas ou canadianas
Leva a sua própria cadeira de
rodas na viagem ou caminha com canadianas? Damos-lhe a assistência
necessária para que a sua viagem decorra da melhor forma possível! Se
viaja com uma cadeira de rodas, certifique-se que chega ao aeroporto com
uma antecedência de 2 horas antes da partida do voo. Será o primeiro a
entrar no avião.
Comunicar viagem com uma cadeira de rodas
Poderá informar-nos até 48 horas antes da partida do seu voo que viaja com uma cadeira de rodas. Deste modo, teremos tempo suficiente para transmitir este facto ao aeroporto e ao nosso pessoal a bordo. Pode comunicá-lo durante a reserva do seu voo online através da página A Minha Transavia ou através do nosso centro de atendimento telefónico.O que pode esperar no aeroporto?
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Pode utilizar a sua cadeira de rodas até ao balcão de check-in. Aqui esta será recolhida e transportada como bagagem de porão.
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O pessoal do aeroporto assegura o acompanhamento adequado de e para o avião.
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Já efetuou o check-in em casa? Nesse caso, dirija-se ao balcão de assistência do aeroporto Schiphol de Amesterdão no terminal de partidas 1. Em alguns aeroportos não existe balcão de assistência. Nos outros aeroportos, dirija-se sempre ao balcão de check-in.
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Não se esqueça de desmontar as partes soltas da cadeira de rodas (tais como baterias) antes de efetuar o check-in.
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À chegada do voo, pode recolher a sua cadeira de rodas na cinta transportadora de bagagens.
Como é transportada a sua cadeira de rodas?
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Cadeira de rodas sem bateria
A sua cadeira de rodas é recolhida no balcão de check-in e transportada no porão. -
Cadeiras de rodas elétricas (com bateria)
Pode transportar uma cadeira de rodas com baterias húmidas e secas. Comunique imediatamente este facto durante a reserva ou através da página A Minha Transavia. A sua cadeira de rodas só pode ser transportada verticalmente se não exceder os 86 cm.
Condições para o transporte de baterias secas (estanques):
- Remova a bateria e fixe-a bem na cadeira de rodas;
- Evite um curto-circuito, isolando os pólos com fita adesiva;
- Não é necessário embalar a bateria.
Se existe um interruptor principal, coloque-o na posição desligada
ou
Se existe uma unidade de comando, remova-a
Condições para o transporte de baterias húmidas (não estanques):
- A sua cadeira de rodas e bateria devem ser transportadas verticalmente (altura máxima de 86 cm);
- Remova a bateria e fixe-a bem na cadeira de rodas;
- Evite um curto-circuito, isolando os pólos com fita adesiva;
- A sua cadeira de rodas tem uma altura superior a 86 cm? Nesse caso, deve remover a bateria. A sua cadeira de rodas terá de ser transportada deitada. Certifique-se de que a bateria húmida é transportada numa embalagem resistente.
- A embalagem deve ser estanque e resistente ao ácido da bateria;
- A bateria deve estar protegida contra danos causados na sua movimentação no porão;
- Evite um curto-circuito, isolando os pólos com fita adesiva;
- A bateria deverá estar fixa na embalagem na posição vertical;
- A bateria deverá ser envolvida com suficiente material absorvente que possa absorver todo o seu conteúdo;
- A embalagem deve conter a seguinte informação: BATTERIES, WET, WITH WHEELCHAIR e ter a etiqueta de perigo: CORROSIVE, assim como etiquetas de orientação da embalagem.
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Scooter
Transporta uma scooter na sua viagem? Comunique imediatamente este facto durante a reserva ou através da página A Minha Transavia. Por voo, pode ser transportada apenas uma scooter a bordo. A sua scooter só pode ser transportada verticalmente se não exceder os 86 cm.
Condições para o transporte de baterias secas (estanques):
- Remova a bateria e fixe-a bem na cadeira de rodas;
- Evite um curto-circuito, isolando os pólos com fita adesiva;
- Não é necessário embalar a bateria.
Se existe um interruptor principal, coloque-o na posição desligada
ou
Se existe uma unidade de comando, remova-a
Condições para o transporte de baterias húmidas (não estanques):
- A sua cadeira de rodas e bateria devem ser transportadas verticalmente (altura máxima de 86 cm);
- Remova a bateria e fixe-a bem na cadeira de rodas;
- Evite um curto-circuito, isolando os pólos com fita adesiva;
- A sua cadeira de rodas tem uma altura superior a 86 cm? Nesse caso, deve remover a bateria. A sua cadeira de rodas terá de ser transportada deitada. Certifique-se de que a bateria húmida é transportada numa embalagem resistente.
- A embalagem deve ser estanque e resistente ao ácido da bateria;
- A bateria deve estar protegida contra danos causados na sua movimentação no porão;
- Evite um curto-circuito, isolando os pólos com fita adesiva;
- A bateria deverá estar fixa na embalagem na posição vertical;
- A bateria deverá ser envolvida com suficiente material absorvente que possa absorver todo o seu conteúdo;
- A embalagem deve conter a seguinte informação: BATTERIES, WET, WITH WHEELCHAIR e ter a etiqueta de perigo: CORROSIVE, assim como etiquetas de orientação da embalagem.
Lugar a bordo
Por motivos de segurança, não pode ocupar um lugar junto às saídas de emergência se viajar com uma cadeira de rodas ou canadianas. Desloca-se numa cadeira de rodas? Neste caso não pode reservar um lugar. Procuraremos atribuir-lhe o lugar mais adequado a bordo.Partida do e chegada ao aeroporto
Quando chegar ao seu destino, pode acontecer que o aeroporto não disponha de manga de desembarque. Nesse caso é utilizada uma escada de acesso ao avião. Não consegue subir ou descer escadas? Informe-nos previamente desse facto. Asseguraremos a sua entrada ou saída do avião.Viajar com canadianas
Se usa canadianas, não é necessário informar-nos previamente desse facto, salvo se necessitar de ajuda no aeroporto e, por exemplo, não puder subir e descer escadas. As suas canadianas podem ser transportadas gratuitamente na cabine. Deve colocá-las na bagageira por cima do seu lugar.fonte: LUFTHANSA
Viajar de avião sem barreiras Serviços para passageiros com necessidades especiais
Nas páginas que se seguem reunimos todas as informações importantes
para pessoas com necessidades especiais a viajar com a Lufthansa. Caso tenha alguma dúvida relativa a este assunto ou a qualquer outro
respeitante a sua viagem, não hesite em contactar o seu agente de
viagens.
Em geral, a Lufthansa transporta passageiros com mobilidade reduzida. No entanto, pode ser necessário que viaje acompanhado. Se devido à sua deficiência, um passageiro a viajar sozinho não conseguir ser autónomo em situações de emergência ou de evacuação, a companhia aérea poderá não permitir o transporte desse passageiro.
Em geral, a Lufthansa transporta passageiros com mobilidade reduzida. No entanto, pode ser necessário que viaje acompanhado. Se devido à sua deficiência, um passageiro a viajar sozinho não conseguir ser autónomo em situações de emergência ou de evacuação, a companhia aérea poderá não permitir o transporte desse passageiro.