METADE DA POPULAÇÃO SOFRE DE UMA DOENÇA CRÓNICA


fonte: Mundo Sénior

imagem: Idade Maior

Metade da população portuguesa sofre de uma doença crónica, patologias que crescem cerca de 2,5% ao ano no grupo dos idosos e representam cerca de 60 a 80% das despesas em saúde, noticia a Lusa/Público.

O Inquérito Nacional de Saúde 2005/2006 refere que 5,2 milhões de portugueses (54%) sofrem de, pelo menos, uma doença crónica, mas há cerca de 2,6 milhões (29%) que sofrem de duas ou mais e cerca de 3% da população sofrem de cinco ou mais doenças crónicas, diz o coordenador do Núcleo de Estudos de Doenças Auto-Imunes (NEDAI), Luís Campos. O ritmo de crescimento destas doenças é “bastante acentuado”: cerca de 1% ao ano na população em geral e cerca de 2,5% nos idosos, referiu.

Em termos de doença crónica, a cárie dentária é a mais prevalecente, atingindo 54% da população, seguindo-se a hipertensão arterial (42%), a dor crónic a (31%), as perturbações mentais (23%) e a rinite alérgica, que atinge 20,5% da população, adianta Luís Campos, citando vários estudos. Muitos destes doentes são tratados nos serviços de urgência. “Estão a ser tratados de uma forma reactiva, baseada nos episódios agudos”, referiu.

Nos 3% da população que acumula cinco ou mais doenças crónicas, as mais frequentes são a hipertensão, que afecta 80% destes doentes, a doença reumática (77%), depressão (52,6%), osteoporose (48%), diabetes (37%) ou as pedras nos rins (37,9%). Naturalmente, os idosos são os mais afectados. Cerca de metade destes doentes tem mais de 65 anos e 40% terão entre 45 e 64 anos.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem