CRUZ VERMELHA AJUDA IDOSOS E ACAMADOS



A Cruz Vermelha de Barcelos recebeu e descarregou hoje nove toneladas de material ortopédico e de mobiliário hospitalar enviados por Carlos Quaresma, um emigrante português radicado na Suécia, disse à Lusa fonte da instituição.

A directora da Cruz Vermelha, Fernanda Reis, adiantou que o camião vinha cheio de material hospitalar e ortopédico, nomeadamente 118 cadeiras de rodas, 65 andarilhos especiais, 80 equipamentos para ajuda a dependentes em casas de banho, dezenas de muletas, fraldas de adultos e camas eléctricas.

O benemérito, que é funcionário público na Suécia e membro da Fundação Ágape, há 15 anos que vem fazendo remessas semelhantes para outras instituições e para a União das Misericórdias portuguesas.
Fernanda Reis, uma professora do ensino básico que gere a delegação de Barcelos da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) como voluntária, salientou à Lusa que o organismo teve, apenas, que despender 13 mil euros para pagar o transporte.

“Foi compensador até porque houve dois beneméritos locais que já deram três mil euros para ajudar”, frisou.

A responsável disse que o material vai ser usado no distrito de Braga e noutras zonas do país, onde haja pessoas dependentes que dele necessitem.

"Apoiamos diariamente 47 idosos dependentes com uma equipa multidisciplinar de voluntários - liderada por uma enfermeira - que se desloca a cada casa para avaliar o seu estado de saúde e fazer pequenos consertos domésticos, se necessário", frisou.

A CV abriu, recentemente, em Barcelos um Banco de Ajudas Técnicas destinado a auxiliar os idosos e doentes mais carenciados, que tenham necessidades especiais no domínio da saúde.
Entre o material disponível para empréstimo estão camas articuladas, canadianas, colchões ortopédicos e cadeiras de rodas.

O projecto (Com)sigo foi contemplado com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, que financiou em 18 mil euros a aquisição de equipamento e material ortopédico.

O objectivo é o de "emprestar aos idosos dependentes e aos doentes com menores recursos e em situação de cuidados continuados, diversos equipamentos e material ortopédico que necessitam e que não têm forma de alugar ou comprar".

Carlos Quaresma, ex-candidato à presidência do Benfica e funcionário público na Suécia, organizou, em 2008, semelhante iniciativa para a Roménia, o Vietname e a Polónia.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem