Robocoach, o personal trainer para idosos

Em Singapura, já há uma máquina que dá aulas de ginástica aos idosos. As lições têm tido um sucesso tão grande que vão ser implementadas em cinco instituições no país, até ao final deste ano. 

Robocoach é um robô do sexo feminino, com braços de metal e que tem um ecrã como cara. Tem uma face vermelha, olhos azuis, dois dentes e imita os movimentos humanos. Já está a dar aulas num centro de dia para idosos e deve aumentar o número de alunos este ano, quando começar a lecionar noutras cinco instituições para os mais velhos. 

As aulas pretendem fomentar a prática de exercício regular na terceira idade e têm mostrado resultados positivos desde a sua implementação. 

“Tem sido eficaz em cativar os cidadãos séniores a fazer corretamente as suas rotinas de exercícios, devido à sua tecnologia que deteta o movimento”, afirmou o responsável pela criação do dispositivo, o IDA de Singapura, em entrevista ao The Guardian.

Ngee Ann, um dos programadores, diz que “ela leva as suas responsabilidades seriamente e ensina aos idosos 15 tipos de exercícios de braços todas as semanas". 

"Consegue reconhecer a voz humana para começar a rotina de exercícios e reduz o ritmo durante as sessões de exercício em grupo, para se assegurar que toda a gente a consegue acompanhar”.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem