Você sabia que a maioria dos idosos com dificuldade de andar para ao responder a uma pergunta e somente depois volta a caminhar?
“As chances de uma pessoa idosa sofrer uma queda é bem maior quando, junto com o andar, ela precisa fazer uma outra tarefa que demanda atenção, como conversar, fazer cálculo ou falar ao celular, pois as duas atividades demandam uma mesma área do cérebro que, com o envelhecimento, também têm suas funções diminuídas”.
Doenças progressivas Para um indivíduo jovem, o ato de andar é praticamente automático, segundo a fisioterapeuta. “O jovem consegue andar sem ter que prestar atenção no ambiente. Mas, com o envelhecimento, há uma série de modificações que ocorrem naturalmente, como diminuição de força, do equilíbrio, e alteração da postura. Isso vai tornando o jeito de andar mais instável e o idoso tem agora que prestar atenção ao se movimentar”, disse.
Doenças progressivas do sistema neurológico, como o parkinson, que afeta principalmente o cérebro, podem aumenta ainda mais as chances de queda nos idosos. “Prejudica ainda mais por ser uma doença que causa alterações no idoso e o deixa mais rígido. Altera o equilíbrio e projeta o centro de gravidade para a frente. Os pés ficam arrastando no chão, ele não tira os pés do chão para andar.
O maior risco de uma queda para o idoso é sofrer fraturas. A estrutura óssea dele é mais frágil e de difícil recuperação, observa Rita. “As idades em que o indivíduo mais cai é na infância e na velhice. Na infância, a criança tem tecido adiposo, músculos fortes e ossos flexíveis. A criança cai e levanta e está tudo bem. Já o idoso, ele cai e sofre uma fratura. E com a fratura, vem uma série de complicações. Tem que ser hospitalizado para fazer uma cirurgia e pode ter uma infecção hospitalar. Só pelo fato de ficar acamado, ele pode ter uma pneumonia, ou dependendo do caso, levá-lo à morte”, explica.
fonte: http://sites.uai.com.br/app/noticia/saudeplena/noticias/2015/07/21/noticia_saudeplena,154289/idosos-que-andam-e-falam-ao-mesmo-tempo-tem-mais-chances-de-cair-revela-pesquisa.shtml
Tags
investigação