91% dos utentes do SNS sentiram um bom atendimento

De acordo com uma sondagem da Eurosondagem sobre a satisfação dos utentes do Sistema de Saúde Português em 2015, 91% da população residente em Portugal sentiu-se "bem atendida” pelos profissionais de saúde. E 74% dos inquiridos consideram que o seu problema foi bem resolvido.

Ainda a confirmar a tendência da primazia do acesso aos cuidados do SNS estão os indicadores revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) que indicam que 88% dos atendimentos em urgência são feitos no SNS, e que 71% das consultas hospitalares são realizadas nos serviços públicos de saúde. Os dados do INE mostram também que 75% do total de cirurgias feitas em Portugal são efectuadas no SNS.

Quanto ao tempo de espera, a sondagem da Eurosondagem mostra que mais de metade dos inquiridos garante não ter esperado "mais do que uma hora" pelo respectivo atendimento médico. E em relação ao tempo de espera para se ter acesso a uma consulta de especialidade, os participantes na sondagem dizem que esperaram mais de quatro semanas, o que ainda assim é o valor mais baixo registado em Portugal neste tipo de estudo.

Apesar da crise financeira e da degradação das condições de vida para muitas famílias portuguesas, bem como a imposição de taxas moderadoras no acesso ao SNS, 90% dos inquiridos garante não ter faltado às consultas por dificuldades financeiras.

Por fim, a DGS refere que este tipo de inquérito de satisfação confirma a tendência para uma "apreciação globalmente positiva do sistema de saúde e do acesso aos serviços de saúde".

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