VOU SER ANESTESIADO é um documento que convida a população a participar activamente na sua avaliação pra participar activamente na sua avaliação pré-anestésica, mediante um questionário de saúde de preenchimento individual que sinaliza os principais problemas de saúde que possam agravar o risco associada aos procedimentos anestésicos.
Este documento lançado pela Sociedade Portuguesa de Anestesiologia deve ser preenchido por cada pessoa e trazido na carteira, reportando eventuais problemas de saúde que possam agravar o risco de uma anestesia.
Este documento pode um dia salvar-lhe a vida. Segundo Rui Guimarães, dirigente da Sociedade, todas as recomendações internacionais apontam para a necessidade de uma avaliação do doente antes da anestesia para "precaver quaisquer complicações".
"Muitos dos acidentes anestésicos têm a ver com alergias que eram desconhecidas", exemplificou o médico em declarações à agência Lusa.
O documento agora lançado pode tornar-se útil sobretudo nos casos em que uma pessoa entra inconsciente num hospital ou numa situação de urgência em que não é possível fazer uma avaliação atempada dos problemas.
O questionário também pode ter utilidade nas consultas de anestesia que antecedem as cirurgias, nem que seja para servir de guia para o médico e para o doente.
No documento, os doentes devem assinalar eventuais problemas de alergias, cirurgias anteriores, possíveis infeções e outras doenças, como asma.
RECOMENDAÇÕES PARA QUEM FOR SUBMETIDO A CIRURGIA
na véspera da cirurgia
Não se esqueça de referir os medicamentos que está a tomar e alergias;
Faça uma higiene cuidada. Tome um banho total, tendo especial atenção à boca e às unhas;
Procure repousar o corpo e o espírito;
Evite fumar;
Leve este documento se possível preenchido link
no dia da cirurgia
Não deve comer nem beber, devendo manter pelo menos seis horas de jejum;
Não deve fumar;
Deve retirar anéis, fios, brincos, relógio, pois estes têm metal que interfere com o funcionamento de certos aparelhos;
Próteses dentárias devem ser retiradas;
Próteses auditivas e oculares devem ser retiradas. No entanto, em situações de extrema dependência destas para ver e ouvir, pode mantê-las até ser anestesiado;
Os homens devem, sempre que possível, fazer a barba;
As senhoras devem retirar o verniz das unhas e não devem maquilhar-se, pois é necessário observar a cor da pele e das unhas.
quando acordar
É possível que tenha frio e tremores, será protegido e aquecido;
Irá para uma sala, onde vai estar durante algum tempo a recuperar da anestesia sob cuidados de um enfermeiro.
Dar-lhe-ão medicamentos para não ter dores.
Se sentir dores, que não estão relacionadas com o local da operação, estas podem estar relacionadas com a posição em que esteve durante a cirurgia.