Doença Alzheimer na Telenovela Rosa Fogo


Em Rosa Fogo, novela de horário nobre da SIC, Lídia Franco interpreta Teresa, uma mulher de cerca de 60 anos que sofre de Alzheimer. Neste momento, a personagem encontra-se no início da doença e o pior ainda está para vir, prevendo-se cenas extremamente dramáticas no desenrolar da história. Para conseguir vestir o papel de uma pessoa com Alzheimer, a atriz conta que passou uma tarde numa das associações que prestam ajuda a estes doentes: “Deve ser das piores doenças que se pode ter. Fiquei realmente encantada com a verdadeira lição que me foi dada a mim e aos meus colegas do meu núcleo da novela. Mas devo dizer que sai de lá a rastejar…”

A doença de Alzheimer (actualmente ainda não tem cura) provoca a neuro degeneração e consequente agravamento, progressivo e irreversível, das funções cerebrais, culminando na total perda de autonomia.
Os sintomas iniciais incluem perda de memória, desorientação no espaço e no tempo (a pessoa não sabe onde está nem em que ano está), confusão e problemas de raciocínio e pensamento, provocando alterações no comportamento (irritação e atitudes mais agressivas para com aqueles que mais ama), na personalidade e na capacidade funcional da pessoa, dificultando a realização das suas actividades diárias.

Em Portugal, estima-se que mais de 90 mil sofram desta doença que atinge, maioritariamente, as pessoas a partir dos 60anos. Na Europa, são diagnosticados, todos os anos, 800 mil casos.Apesar de centenas de estudos já realizados, a verdade é que algumas causas que provocam o Alzheimer continuam desconhecidas. Porém, existem alguns factores de risco a ter em conta e que elevam a possibilidade de se vir a padecer desta doença. São eles: tensão arterial alta, colesterol elevado e homocisteína, baixos níveis de estímulo intelectual e actividade física, obesidade, diabetes e graves lesões cerebrais.

Vocês tem algum familiar com a doença de Alzheimer ? Posso confessar que tenho a minha avô materna com esta doença, esta encontra-se em na ultima fase em que já não consegue sequer engolir, tendo de comer tudo por sonda e passa todos os seus dias deitada na cama ou sentada no sofá. Existem doenças muito tristes e esta é um grande exemplo !!

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem