Apoio à pessoa com Afasia - Estratégias de comunicação



fonte: ANA - AVC

Estas estratégias permitem, quando postas em prática, melhorar os processos de comunicação entre a pessoa com afasia e os seus diferentes interlocutores, influenciando consequentemente os seus níveis de actividade e participação, assim como a sua qualidade de vida.

Destacamos:

Tomar conhecimento das competências das pessoas com afasia (mantenha a conversa adulta e natural, reconhecendo os seus conhecimentos; Kagan 1995, 1998):

- Confie e acredite nos conhecimentos, capacidades e inteligência da pessoa com afasia.

- Pense em quais os comportamentos/palavras que poderão fazer parecer o seu parceiro de comunicação incompetente e evite-os (as) (ex. corrigir a pessoa, iniciar todos os -tópicos de conversação, ser sempre o último a terminar a conversa, falar muito depressa,...)

- Assegure-se que o tópico da conversa e a sua atitude é adulta.
Seja o mais natural possível - não fale devagar demais!

- Evite ser condescendente na conversa e no tom de voz utilizado.

- Partilhe a responsabilidade em:
quebras na conversação ou na compreensão.
retomar a conversa.
manter a conversa fluente.

- Permita à pessoa com afasia escolher tópicos e decidir quando dar continuidade à conversa.

- Seja um bom ouvinte :
dê à pessoa toda a sua atenção.
não vulgarize a pessoa com expressões sobre afasia.
não coloque palavras na sua boca.

-Esteja atento ao que poderá dificultar a sua audição.

-Ofereça-lhe sugestões para que este as possa aceitar ou rejeitar - "Não tenho a certeza. Quer dizer....?
Não faça suposições.

-Reconheça explicitamente que a pessoa com afasia:
Tem conhecimentos numa dada área;
Tem conhecimento daquilo que pretende dizer (mesmo que juntos não possam discutir do que se trata).
Frustração de ser incapaz de transmitir o que vai na sua cabeça.

- Recorra ao humor e riam em conjunto.

- Utilize formas "disfarçadas" de ultrapassar quebras na conversação (ex. esteja preparado para sacrificar a obtenção de informação em beneficio da construção de relações sociais).



Ter a certeza que a pessoa com afasia tem oportunidades para se expressar (conseguir transmitir uma mensagem; Kagan 1995, 1998)

- Pense de que modo as pistas conversacionais podem ajudar - calendários, mapas, revistas, livros de comunicação do próprio, etc;

- Tenha sempre à mão papel e lápis;

- Encoraje o uso da escrita e do desenho e use-os também;

-Assegure-se que a pessoa tem um meio eficaz de responder às suas perguntas de resposta sim/não - entoação, apontar para sim/não escritos, abanar a cabeça,...

- Comece com questões gerais - "tem alguma coisa a ver com alguma pessoa?" depois siga para questões mais específicas "foi alguém que viu nas notícias?"

- Vá confirmando aquilo que compreendeu até à altura.

- Dê tempo à pessoa - não pressione, mostre-lhe que tem tempo para continuar a tentar entendê-lo. Se não tem tempo, explique-lho claramente justificando o porquê de não poder continuar a conversa naquele momento.

- Não tenha medo do silêncio e do tempo necessário para uma reflexão calma (por ambos) sobre o que já aconteceu na conversa até à altura.

- Procure saber quais os apoios comunicativos fortes que a pessoa utiliza e encoraje-a a utilizá-los.

- Procure saber quais as preferências da pessoa - que tipo de ajudas gostam/não gostam (ex. mais tempo, sugestões, recapitulação, quanto tempo aguardar após ter sugerido uma palavra,...)

- Se ocorre uma quebra na comunicação, procure:
Manter-se relaxado e resolver o problema;
Certificar-se de que é realmente importante;
Combinar um sinal para parar e continuar;
Pedir autorização para continuar mais tarde;

- Seja sensível e responda ao seu parceiro.



Ter a certeza que a pessoa com afasia compreendeu (conseguir compreender uma mensagem; Kagan 1995, 1998):

- Garanta a não existência de outras distracções, especialmente muito barulho;

- Confirme se a pessoa está com os óculos ou aparelho auditivo caso necessite de os utilizar;

- Confirme se a pessoa se sente confortável;

- Tenha a certeza de que tem a sua atenção total.

- Utilize uma voz expressiva.

- Use gestos de apoio e/ou aponte.

- Observe a cara e a linguagem corporal do indivíduo - parece-lhe confuso?

- Controle a sua velocidade de discurso - necessita de falar um pouco mais devagar? Pergunte - lhe "
Estou a falar muito depressa?"
Ajuda se eu repetir?
Ajuda se eu repetir de uma forma ligeiramente diferente?

- Diga apenas uma coisa importante em cada frase.

- Escreva simultaneamente a palavra importante.

- Use imagens ou desenhos de suporte para reforçar o que pretende dizer .

- Pense nas ajudas conversacionais que podem ajudar na conversação, ex. jornais, revistas, listas de palavras/imagens, mapas, calendários,...

- Mantenha um tópico de conversa de cada vez.

- Apresente um sinal claro (verbal ou não verbal) se vai mudar para um tópico diferente.

- Confirme se a pessoa está a seguir a conversa - "Está a compreender-me?"

- Mostre-lhe que está tudo bem se alguém lhe disser que não compreendeu bem o que foi dito - diga quando não o compreende; reconheça quando não explicou algo de forma clara ou deu demasiada informação numa só frase.

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