Cuidados em Saúde Mental e necessidade de acompanhamento telefónico

Considerando que:

1) Um em cada cinco portugueses sofre de perturbações psiquiátricas.

2) A grande maioria dos que sofrem de perturbações psiquiátricas não tem acesso a qualquer tratamento médico.

3) A maior parte dos recursos médicos continua centrada em Lisboa, Porto e Coimbra e funciona apenas em horário diurno durante os dias úteis.

5) A nível privado, os custos da saúde mental são elevados, não estando acessíveis a toda a população.

6) Actualmente privilegia-se a intervenção em comunidade em detrimento dos internamentos, mas não há redes de cuidados na comunidade.

7) Nos Centros de Saúde os médicos não têm tempo para falar com o doente mental durante o tempo que lhe parece necessário.

8) Em Portugal verifica-se uma quase total ausência de programas de prevenção e promoção de saúde mental.

9) Faz parte do Plano Nacional de Saúde Mental (PNSM) a criação de estratégias e programas de prevenção da depressão, ansiedade e do suicídio.

10) Faz parte do PNSM o apoio a linhas telefónicas de prevenção de suicídio.

Em Portugal é importante criar/manter linhas telefónicas de ajuda na área da saúde mental. Nalguns casos, este é o único serviço de apoio emocional a quem algumas pessoas podem recorrer. Na Europa, já existe um número verde de emergência – 116123 – que em Portugal não está atribuído a nenhuma instituição. No entanto temos um apoio similar que é promovido pela Linha Voz Amiga, número 21 354 45 45. Ver www.enfermeirospt.com


Por vezes podemos pensar que este tipo de projectos não traz vantagens mas destacamos alguns ganhos em saúde:

- Este serviço ajuda a libertar os serviços oficiais de saúde.

- Presta um apoio transversal a todo o país sem burocracias ou entraves através do simples custo duma chamada telefónica.

- Permite falar em anonimato e sem constrangimentos, porque o contacto não é presencial.

- Está disponível também para pessoas com mobilidade reduzida.

- É um serviço que, pelas suas características, apresenta um baixo custo de funcionamento, mas em contrapartida fornece um serviço de qualidade com valor acrescentado para a sociedade portuguesa.

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