Crianças portuguesas ingerem quatro vezes mais sal do que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda


fonte: Rádio Renascença

Em cada hora que passa morrem em Portugal duas pessoas vítimas de Acidente Vascular Cerebral. O AVC é a principal causa de morte no nosso país, muito por causa dos portugueses não controlarem a sua tensão arterial.

No Dia Mundial da Hipertensão, que se celebra hoje, os especialistas apelam ao controlo desta doença que afecta quase metade da população.

O primeiro passo para controlar a hipertensão é comer comida menos salgada. “Os portugueses, de uma maneira geral, ingerem o dobro do sal que a Organização Mundial de Saúde recomenda. Nos ingerimos 12 gramas e a organização recomenda seis gramas”, explica José Alberto Silva, presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão.

É também recomendado que as crianças consumam metade da quantidade de sal recomendada aos adultos, mas isso nem sempre é fácil de conseguir.

“A OMS recomenda que para as crianças a ingestão de sal, por dia, deve ser no máximo de três gramas, ou seja, metade daquilo que aconselham para o adulto. Em Portugal, como todos comem da mesma comida em casa, as nossas crianças comem quatro vezes mais”.

A mudança de hábitos alimentares pode reduzir a hipertensão. É o alerta deixado neste dia Mundial da Hipertensão, cujas celebrações, este ano, estão centradas em Matosinhos com a realização de rastreios à pressão arterial e a outros factores de risco cardiovascular.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem