Massagens dadas por familiares aliviam stress do doente oncológico



fonte: ALERT® Saúde na Internet

Os pacientes com doença oncológica avançada que recebam regularmente massagens (com uma duração média de 14 minutos) dadas pelo cônjuge ou familiar revelam uma diminuição dos níveis de stress, de acordo com os resultados de um estudo apresentado na conferência anual da American Psychosocial Oncology Society.

No estudo, financiado pelo National Cancer Institute, dos EUA, e liderado por William Collinge, foram formados, através de um programa de DVD, 97 familiares de doentes oncológicos. No vídeo era-lhes ensinado o modo como deveriam administrar as massagens aos seus familiares doentes. Da amostra faziam parte indivíduos com 21 tipos de cancro, sendo que quase metade eram cancros da mama e mais de metade dos casos encontrava-se num estado muito avançado da doença.

Ao longo das quatro semanas de avaliação, os autores verificaram que 78% dos que receberam uma massagem diária de 14 minutos, ou mais, apresentaram níveis menores de stress, enquanto apenas 15% dos que receberam massagens mais curtas apresentaram níveis semelhantes na redução do stress.
O estudo verificou ainda que a massagem diária de 14 minutos diminuía em 44% os níveis de ansiedade, em 32% a fadiga, a depressão em 31% e a náusea em 29%.

Em comunicado de imprensa da universidade, o líder da investigação refere que estes resultados são semelhantes aos registados com um massagista profissional e que vão influir numa grande melhoria da qualidade de vida dos pacientes com cancro.

Os familiares e amigos cuidadores podem consultar alguns excertos do filme, denominado “Touch, Caring and Cancer: Simple Instruction for Family and Friends”, que está disponível, entre outros idiomas, em inglês e castelhano, no seguinte endereço: www.partnersinhealing.net

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem