Avaliação da Tensão Arterial

O que é a pressão arterial?
A pressão arterial é a pressão exercida pelo sangue sobre as paredes das artérias (medida em mmHg). Quando o sangue fluí da aurícula direita para o ventrículo direito verifica-se a Fase de Relaxamento registando-se nesta altura a pressão arterial mínima também designada por Pressão Diastólica.Quando o sangue é bombeado do ventrículo, após contracção, através das artérias pulmonares para os pulmões é nesta altura que se regista a pressão arterial máxima também designada por Pressão Sistólica.

A hipertensão arterial é um dos mais importantes factores de risco cardiovasculares. Dentro deste contexto conhecer os níveis de pressão arterial é crucial para prevenir os eventos cardiovasculares como os acidentes vasculares cerebrais (AVC) e enfarte do miocárdio.

Quem deve controlar os valores de Pressão Arterial?
Todas as pessoas que tomam anti-hipertensores devem medir regularmente a pressão arterial para se confirmar se a medicação que o seu médico lhe prescreveu está a resultar. Igualmente todas as pessoas não hipertensas devem medir com alguma periodicidade a pressão arterial pois só assim serão diagnosticados os hipertensos que não sabem que o são.
A hipertensão na sua fase inicial é uma doença silenciosa pelo que o auto-controlo da pressão arterial é a melhor arma para prevenir o desenvolvimento da doença.
Estudos indicam que 20% da população Portuguesa é hipertensa(1) - existe aproximadamente 2 milhões de hipertensos em Portugal.
(1) Estudo “Mapa de Hipertensão em Portugal” promovido pela FPC em 2004.

Quais os valores de Pressão Arterial recomendados?
Valores recomendados pela OMS na imagem no inicio deste artigo


Quais são as consequências da presença de valores de pressão arterial não-controlados?
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o Enfarte do Miocárdio são complicações mais comuns de uma hipertensão não controlada, com alguns anos de existência. Pode ser tarde quando surgem as primeiras manifestações da doença.

Vantagens das medições frequentes da Pressão Arterial:

Permitem diagnosticar o mais cedo possível hipertensão

Permite acompanhar a eficácia da medicação

Como gerir os níveis de pressão arterial?
Medir e registar os valores da pressão arterial são fundamentais para não se esquecer dos valores que tem vindo a apresentar. Sempre que possível deve medir à mesma hora uma vez que a pressão arterial varia durante o dia, sendo mais elevada durante a manhã. No verão a pressão arterial é habitualmente mais baixa do que no Inverno.

Mostre o registo que tem feito ao Profissional de saúde que o acompanha.

No caso de já estar medicado não pare a medicação por sua iniciativa. Faça a medicação conforme o seu médico lhe prescreveu.

Factores que podem elevar a pressão arterial:
•Consumo excessivo de sal → Reduza o consumo de sal

•Excesso de peso e obesidade → Pese-se regularmente

•Sedentarismo → Ande a pé com regularidade

•Tabaco → Apague de vez o cigarro

O seu médico poderá esclarecê-lo melhor, supervisionar a terapêutica e dar-lhe orientações sobre as medidas não farmacológicas. Precisa de apoio neste sentido? Tem um familiar e gostaria de monitorizar a sua TA? Peça já uma proposta pela linha 707 30 30 60

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem