Telemonit SNS 24 melhora acompanhamento no domicílio

O alargamento das tecnologias de telessaúde, em especial as de telemonitorização, tem sido relevante para acompanhar e interagir com utentes e a aplicação móvel Telemonit SNS 24 é um excelente exemplo disso. Nesta app, o utente pode registar sinais vitais ou outras medições biométricas e também responder a questionários de autoavaliação.

A app Telemonit SNS 24 está assente numa plataforma de telemonitorização, que permite aos profissionais de saúde realizarem intervenções à distância, de forma proativa e personalizada, com base na informação recebida, processada e apresentada na aplicação do profissional, podendo este intervir sempre que seja gerado um alerta.

A qualidade no acompanhamento clínico no domicílio, evitando a deslocação do utente ou internamento hospitalar desnecessário, promove o aumento do conforto das pessoas. Esta é uma das grandes vantagens da Telemonit SNS 24.

A app foi lançada em 2022, ano em que venceu o Prémio ACEPI Navegantes XXI, na categoria “Melhor Inovação e Revelação Digital”.

O que é a Telemonit SNS 24?

A Telemonit SNS 24 é uma aplicação móvel onde os utentes podem aceder ao seu plano pessoal de monitorização clínica, proposto por um profissional de saúde que o acompanha.

Nesta App os utentes podem registar sinais vitais ou outras medições biométricas realizadas por si. Podem registar de forma automática, através de equipamentos ligados sem fios ao seu telemóvel, ou de forma manual.

A App também permite ao utente registar, em meio digital, respostas a questionários de autoavaliação.

Que serviço está na base desta App?

A App Telemonit SNS 24 está assente numa plataforma de telemonitorização, que permite aos profissionais de saúde realizarem intervenções à distância, de forma proativa e personalizada, com base na informação recebida, processada e apresentada na aplicação do profissional.

Quem pode utilizar esta App?

Esta App pode ser utilizada por utentes após indicação do profissional de saúde, na sequência de vários episódios:

  • após consulta
  • alta de internamento
  • alta de um episódio de urgência
  • outro contacto com o profissional de saúde que o acompanha

Qual o principal objetivo da App Telemonit SNS 24?

A App Telemonit SNS 24, pretende responder à necessidade de gestão contínua do estado de saúde dos utentes, especialmente dos utentes com doença crónica, possibilitando assim, aos utentes que fazem a autogestão dos seus problemas de saúde, terem o apoio e vigilância nesse percurso.

Quais os programas de telemonitorização disponíveis?

A plataforma tem já incluídos programas de telemonitorização para acompanhamento de utentes com:

Quais as funcionalidades disponíveis na App?

Na App pode encontrar as seguintes funcionalidades:

  • receção do utente (com autenticação e emparelhamento de dispositivos)
  • início com agenda de tarefas para o dia
  • medições com uso de dispositivos de captura (automático)
  • medições de registo manual
  • resposta a questionários
  • perfil e suporte

Como posso aceder aos diferentes menus?

  1. abrir a App Telemonit SNS 24
  2. clicar no botão ‘Início’
    • acesso às ‘Tarefas Diárias do Utente’ e efetuar as respetivas medições
    • medição com dispositivo (automático)
    • registo manual (registo digital da medição)
    • responder a questionários
  3. clicar no botão ‘Medições’ na barra inferior do ecrã, para aceder à informação sobre medições e registar outras medições fora do planeado
  4. clicar no botão ‘Perfil’ na barra inferior do ecrã, para aceder à informação sobre o seu plano pessoal, dispositivos associados e outras informações

Quais as medições biométricas que posso registar na App Telemonit SNS 24?

O utente pode:

  • consultar o seu plano de pessoal de monitorização na App
  • registar valores das medições que realize, tais como:
    • saturação de oxigénio
    • frequência de pulso
    • pressão arterial
    • temperatura
    • glicémia
  • registar autoavaliações de forma manual, como questionários propostos pelos profissionais e adaptados a cada problema

Como adicionar aparelhos de medição automática para fazer a telemonitorização?

Os aparelhos passíveis de serem adicionados na App Telemonit SNS 24 estão dependentes não só da prescrição do profissional de saúde para cada utente específico, assim como de um conjunto concreto de aparelhos homologados para esta App. Se essas condições se verificarem, o utente tem a possibilidade de adicionar:

  • no processo de integração inicial do utente na App
  • a qualquer momento na opção Perfil -> Dispositivos
  1. clicar no botão ‘Adicionar Dispositivo’
  2. clicar no botão ‘Procurar Dispositivo’
  3. aguardar enquanto a App procura os dispositivos
  4. selecionar o dispositivo encontrado
  5. clicar no botão ‘Ligar Dispositivo’
  6. clicar no botão ‘Terminar’

Como posso fazer a medição?

  1. abrir a App Telemonit SNS 24
  2. clicar no botão ‘Início’
  3. clicar no botão ‘Medir’ da tarefa que quer efetuar
  4. seguir as instruções que aparecem no ecrã
  5. clicar no botão ‘Terminar’

Dependendo do aparelho, a App pode apresentar diferentes instruções. Para mais informações aceda ao site do Centro Nacional de TeleSaúde e clique em “Guia Dispositivos Utente”, onde encontrará guias de utilização por dispositivo.

Qual o custo da App?

A App é gratuita. O utente, após articulação com o profissional de saúde, tem apenas de descarregar a App e utilizá-la no seu dispositivo móvel, sem qualquer encargo.

Onde posso obter a App?

Pode obter a App descarregando-a através:

  • da Play Store, nos dispositivos com sistema operativo Android
  • da App Store, nos dispositivos com sistema operativo iOS

Como posso fazer a autenticação na aplicação?

  1. abrir a App Telemonit SNS 24
  2. introduzir número de utente
  3. introduzir data de nascimento
  4. introduzir número de telefone (deverá usar o número que se encontra registado no Registo Nacional de Utente. Caso não se lembre qual é ou se este já não for o seu número atual, deverá proceder à sua atualização antes de prosseguir com a autenticação na aplicação)
  5. clicar no botão ‘Verificar’ (será enviado SMS com código de validação para o número de telemóvel inserido)
  6. introduzir código de validação
  7. clicar no botão ‘Validar’
  8. introduzir uma palavra-passe numérica de quatro dígitos
  9. confirmar a palavra-passe colocada anteriormente
  10. autenticação efetuada com sucesso. Clicar no botão ‘Iniciar’

A App está disponível para todos os utentes?

Esta App faz parte do plano de cuidados a um utente, como instrumento a utilizar na prestação de cuidados, estando assim disponível apenas por indicação de um profissional de saúde.

A App pode ser indicada por profissionais das unidades de saúde que tenham acesso à plataforma de Telemonitorização SNS.

Devo atualizar a App no meu equipamento móvel?

Tal como na maioria das aplicações para equipamentos móveis, deve ter instalada a última versão da aplicação.

Aceda à central de aplicações (Play Store ou App Store) e confirme se tem a última versão instalada.



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