GNR acompanha idosos que vivem sozinhos ou estão isolados


152 idosos vivem sozinhos no Oeste, segundo dados divulgados pelo destacamento da GNR das Caldas da Rainha, que fez um levantamento no âmbito da “Operação Censos Sénior 2012”.
Na área do Bombarral vivem sozinhos 25 idosos, nas Caldas são 25, em Óbidos 9, em Peniche 48, na Nazaré um e na área de influência dos postos de Alcobaça, Benedita, Pataias e São Martinho do Porto são 37.

Segundo a GNR, os idosos que vivem sozinhos ou isolados na área de responsabilidade daquela força de segurança estão a ser acompanhados pelos militares ou foram encaminhados para instituições a fim de terem algum tipo de acompanhamento.

No fundo, este levantamento serviu exatamente para sinalizar os idosos que estão em risco e vivem na área de intervenção da GNR, para assim se evitar que morram e ninguém saiba deles, ou que sejam alvo de burlas ou outro tipo de agressão. Por outro lado, todos os idosos referenciados neste levantamento foram direcionados para aferirem algum tipo de apoio domiciliário ou outro, para minimizar o impacto da solidão e do isolamento.

Na base do levantamento a GNR quis saber quais foram aqueles que vivem sozinhos e aqueles que estão sozinhos e isolados, além de se pretender saber se têm familiares, se têm médico de família, qual o tipo de alojamento, qual o nível de autonomia, entre outros dados, que foram juntos com a localização por coordenadas de GPS, para desta forma ser mais fácil a sua localização, em caso de alerta.

“Acho bem que a GNR venha aqui visitar-me. O pouco tempo que aqui estão, faz-me bem. Passo os dias sentada aqui a ver passar os carros e as pessoas. Só vem aqui o meu filho ao fim de semana e agora a GNR todos os dias. Tenho aqui também as mulheres do apoio domiciliário a darem-me o comer”, disse.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem