A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) concluiu que todos os centros hospitalares no país apresentaram um número de médicos e enfermeiros abaixo da média europeia, avança a TSF.
O Centro Hospitalar de Coimbra, com 2,7 médicos por mil habitantes, é o que mais se aproxima da média europeia, ou seja, de 3,3 profissionais por cada milhar de cidadãos.
Em 2º lugar surge o Centro Hospitalar de São João, com 2,5 médicos por mil habitantes. Os de Lisboa Central e do Porto ocupam o terceiro lugar do pódio, com o valor de 2,4.
No fundo da tabela surgem os centros de Torres Vedras e do Tâmega e Sousa, com 0,6 médicos por mil utentes.
O estudo conclui também que, em relação ao tempo médio de viagem no acesso às infra-estruturas de saúde, o destaque pela negativa vai para o Centro Hospitalar do Nordeste, com 46 minutos. Um tempo que pode dilatar-se até mais de uma hora e meia quando o percurso se inicia no concelho mais distante, o de Carrazeda de Ansiães.
O Centro de Lisboa Central é o que tem o melhor valor. Para lá chegar são necessários, em média, 4 minutos.
O estudo sublinha ainda que não é possível avaliar os objectivos individuais de cada centro por ter passado pouco tempo desde a criação destas entidades, facto ao qual se junta a inexistência de propostas dos conselhos de administração das autoridades regionais de saúde que definam essas metas, conclui a TSF.
Fonte: RCM Pharma
Tags
noticias