Eutanásia ao domicílio na Holanda começa em março




fonte: TVnet

A partir de março de 2012 a Holanda vai ter uma unidade móvel para levar a cabo a eutanásia em casa dos próprios doentes que a solicitem, administrando-lhes drogas letais.

A Holanda lança no próximo mês a primeira unidade móvel do mundo destinada a ajudar as pessoas a morrer sem dor na sua própria casa. A equipa da eutanásia ao domicilio vai atuar quando os médicos assistentes se oponham a administrar as drogas letais ao doente incurável que deseja morrer.

Pensa-se que estas unidades (estão planeadas seis mas só uma vai entrar em funcionamento no mês que vem) vão lidar com casos de doenças mentais e início de demência.

A Federação dos Médicos Holandeses é contrária à iniciativa porque acredita que alguns pacientes que poderiam ser tratados possam vir a por fim à vida desnecessariamente.

Cada unidade móvel de eutanásia terá um médico e uma enfermeira. O doente é sedado e entra em coma. Depois, é aplicada outra droga que provoca a a paragem cardiorrespiratória e morte.

A eutanásia é legal na Holanda desde 2002 nos casos em que o sofrimento seja duradouro e insuportável. Por ano, o país realiza 2700 eutanásias, mas estima-se que, com este serviço móvel de assistência ao suicídio, os números sejam acrescidos de mais 1000 eutanásias por ano.

No ano passado, a ministra da Saúde da Holanda, Edith Schippers, explicou no parlamento holandês que as unidades são "para pacientes que sofrem insuportavelmente sem nenhuma perspetiva de melhora", mas cujos médicos não estão dispostos a fazer eutanásia.

Fica aberto aqui um espaço de debate para conhecermos as opiniões dos nossos leitores sobre este assunto...Enviem as vossas opiniões...

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem