Cadeira de Rodas - Como escolher?

Antes de adquirir uma cadeira de rodas, preste atenção a algumas necessidades que são diferentes para cada utilizador. Estas medidas preventivas ajudam a encontrar a cadeira ideal.

Para praticar desportos ou actividades de ócio as cadeiras devem ser de materiais ligeiros e de alta resistência. Não devemos descuidar no momento da aquisição da cadeira de rodas, o facto de querer ou não apoio de braços altos ou baixos, tudo depende do uso, por exemplo, apoio de braços altos, criam problemas "ao estar" perante uma mesa. Não esquecer que os apoios dos pés também devem ser amovíveis e retráteis.

Os encostos de materiais tipo tela ou couro são os preferíveis, pois permitem uma limpeza fácil e ajudam no momento de fechar a cadeira. Os materiais mais rígidos permitem manter uma postura mais correcta.

As rodas rígidas são mais duráveis, mas muito desconfortáveis no exterior. As de pneus são confortáveis, mas o desgaste dos mesmos é rápido e são caros.

As rodas da frente devem ter um diâmetro médio, pois diâmetros muito baixo, não vencem facilmente os obstáculos.

Existem alguns acessórios que podem ajudar a melhorar o uso da cadeira de rodas, por exemplo luvas para evitar lesões nas mãos, mochilas com suporte próprio, e até capota em plástico, para que não te molhes com a chuva.

As cadeiras eléctricas, facilitam a vida a quem não pode usar a manual, mas cuidado porque têm que fazer uma boa manutenção periodicamente. Não são raros os casos de falhas de travões em planos inclinados, que até já provocaram mortes, é comum a falha de carga de bateria e lá teremos que esperar que venham em nosso auxilio.

Quais as dimensões adequadas para a cadeira de cada um ? Mais informações AQUI

As medidas mais importantes são:
A - Folga do acento, 2,5 cm entre as coxas e a lateral da cadeira.
B - 3 a 5 cm entre o bordo dianteiro do acento e a parte posterior dos joelhos.
C - Inclinação do encosto-acento de 100º a 110º, se for ajustável, pode-se regular de acordo com diferentes actividades.
D - Ângulo entre braço e antebraço, 120º com a mão agarrando a parte mais alta dos aros propulsores
E - Inclinação do acento, 1º a 4º para traz, é importante evitar o deslizamento para a frente, e que não se provoque muita pressão sobre o "sacro".
F - Altura do encosto, 2,5 cm por baixo das espáduas, o encosto não deve interferir ao mover o braço para traz, em alguns casos são aconselháveis os encostos ajustáveis em altura.
G - Altura dos descansa braços, 2 cm acima do cotovelo com o braço estendido.
H - Altura dos descansa pés, 5 cm mínimo, mas recomenda-se de 10 a 12 cm para evitar tropeços, não esquecer evitar também, que os pés se deslizem entre os suportes.

As cadeiras devem resistir ao peso do utilizador e serem estáveis perante o risco de virarem em curvas, desníveis ou inclinações.

Em casos de peso elevado, mais de 100 kg, devem conferir se o chassis está reforçado.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem