O projeto de voluntariado «Saúde Porta a Porta», que acompanha cidadãos de Lisboa idosos ou em situação de carência de saúde ou socioeconómica, acaba de entrar no segundo ano de existência com cada vez mais participantes. A iniciativa é levada a cabo pela associação de estudantes da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa e o hospital CUF Infante Santo.
O projeto arrancou com 40 voluntários, todos estudantes de medicina, que acompanhavam 22 idosos. Atualmente são já 79 alunos envolvidos, que fazem visitas regulares a 49 idosos das freguesias da Estrela e de Campo de Ourique. Brevemente, vão iniciar também as visitas na zona da junta de freguesia da Misericórdia.
Os jovens realizam rastreios de hipertensão arterial, diabetes e colesterol, aconselhamento do estado de saúde, fazem propostas de conciliação terapêutica e sinalização das carências sociais ou de saúde. Um prémio no valor de 15.600 euros atribuído a este projeto permitiu aumentar o número de participantes desde 2014, e segundo Beatriz Porteiro, coordenadora do projeto citada pela Rádio Renascença, no futuro também «serão alargadas as zonas abrangidas».