"Palavras e Afetos" aos idosos para enganar a solidão

por Ana Pombo
fonte: Lusa/DN

Contar histórias ou levar um idoso a um dar um passeio são algumas tarefas a desempenhar pelos voluntários do programa "Palavras e Afetos", lançado pela Câmara de Famalicão para combater a solidão dos seniores.

Segundo fonte municipal, existem no concelho de Famalicão cerca de cinco mil idosos que vivem em agregados de uma ou duas pessoas.

Para os ajudar a fintar a solidão, estão já inscritos cerca de 30 voluntários, que neste momento recebem formação específica para lidar com os diferentes casos e que a partir de meados de abril deverão ir para o terreno.

Segundo a formadora Manuela Martins, da Escola Superior de Enfermagem do Porto, "as ações de formação englobam temas genéricos como contar histórias, prestar apoio na alimentação ou levar os idosos a passear pela aldeia, mas inserem também particularidades que têm a ver com a personalidade de cada um".

Com este projeto, a voluntária Maria Ferreira, de 53 anos, desempregada, espera, acima de tudo, "ser útil e sentir-se útil, apoiando e fazendo companhia a quem mais precisa".

"Olho em redor e vejo muitos idosos sozinhos, e sinto que posso ser-lhes útil", destaca, assinalando que "é muito triste ver os idosos que trabalharam uma vida inteira agora sozinhos".

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem